Artigos sobre cultura em geral combinados com dicas de looks para todos os gêneros, faixas etárias e tipos físicos. Curiosidades e informações sobre o mundo da moda e outras culturas. Agregando valor não só ao seu guarda-roupa!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Listras

Apesar de serem citadas no Antigo Testamento, as listras atingem um grau maior de notoriedade a partir dos Séculos XII e XIII. Inicialmente possuíam uma conotação negativa, remetendo aos uniformes de listras horizontais dos presos. Também eram representados com roupas listradas os carrascos, judeus, leprosos, feiticeiras, prostitutas e personagens diabólicos. O simbolismo associado a esse tipo de estampa parecia estabelecer que algum contato com elas pudesse provocar uma contaminação pelo tal pano, denominado pano do diabo na Idade Média. Também havia quem associasse as listras às condições de inferioridade na escala social (empregados domésticos, camareiros, cocheiros, músicos de rua, gondoleiros, porteiros).
Na cultura atual, nada de conotação negativa. A não ser a discussão sobre a ilusão de ótica que provocam (listras horizontais achatariam e verticais alongariam a silhueta). Um estudo britânico polêmico, da Universidade de York, jogou mais lenha na fogueira. Concluiu-se que as listras verticais, não as horizontais, são as verdadeiras vilãs na hora de tentar esconder as gordurinhas. O estudo apresentado contou com a participação de diversos voluntários que analisaram fotos de 200 mulheres usando trajes listrados e deveriam indicar quais eram as mais magras. Os participantes apontavam as que usavam roupas listradas na horizontal como as mais magras. Até então acreditava-se na teoria da ilusão dos quadrados de Hermann Von Helmholtz. No século XIX, o cientista desenhou dois quadrados idênticos, um sendo coberto com listras verticais e o outro com listras horizontais. Na ocasião, as listras verticais proporcionaram a ilusão de o quadrado parecer mais alto e, por este motivo, as mulheres foram induzidas a acreditar nessa idéia.
Na minha humilde e não científica opinião, quem tem que tomar cuidado com certas escolhas é quem está acima do peso. Magrinhos podem optar por listras horizontais ou verticais. Já os mais gordinhos devem evitar estampas em geral – inclusive listras, sejam elas horizontais ou verticais - e dar preferência às cores mais escuras.
Encontramos peças listradas não somente no guarda-roupa feminino. Esta estampa parece ser a preferida entre os homens, dando o ar da graça em camisas sociais, decoradas com números em estilo esportivo (remetendo aos uniformes de futebol, grande parte listrados) ou adornadas com brasões. A onda das listras começou na década de 30 a partir da ideia de um jogador de tênis chamado René Lacoste e sua famosa marca do crocodilo verde. Quanto à combinação de estampas e cores, sugiro escolher uma peça listrada e as outras lisas (no triangulo terno, camisa, gravata) e combinar uma das cores da gravata com a cor do terno. Acho bacana fazer uma producao monocromática, brincando com a combinação de estampas (digamos cinza claro, usando camisa com listras finas, gravata com listras grossas e optando por um terno liso), mas o homem precisa se corajoso para isso.
Mulheres podem se arricar mais nas combinações. Inspire-se na linda coleção primavera verão 2011 de Jil Sander e de muitos outros estilistas que apostaram nas listras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário