Artigos sobre cultura em geral combinados com dicas de looks para todos os gêneros, faixas etárias e tipos físicos. Curiosidades e informações sobre o mundo da moda e outras culturas. Agregando valor não só ao seu guarda-roupa!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Color Blocking e Joan Miró

MA tedência color blocking é caracterizada pela mistura de cores que, a principio, não parecem combinar entre si. A idéia é soltar a imaginação mesmo. Por incrível que pareça, muitas vezes dá certo. Uma vez me falaram que o roxo era uma cor que combinava com todas as outras. Relutei um pouco em aceitar, mas confesso que fiz alguns testes e não é que o roxinho básico combina com quase tudo mesmo!
Outras sugestões menos radicais: 
  • roxo + cinza (outra cor que combina com tudo)
  • roxo + pink
  • roxo + amarelo
  • roxo + marrom

Quem usou e abusou desta tendência, ainda na coleção primavera verão 2011, foi Jil Sander.

Combinação de cores: 

Roxo + Vermelho
Laranja + Roxo
Vermelho + Rosa + Laranja
Verde + Azul + Roxo

“Hi Coulture-se”






Para adicionar uma pitadinha cultural no assunto, escolhi alguns quadros de Joan Miró para ilustrar a tendência do color blocking. 

Vermelho + Azul

Uma breve introdução ao pintor: 

Joan Miró

Joan Miró i Ferrà foi um importante escultor e pintor surrealista catalão que viveu entre 1893 e 1983 (notaram alguma semelhança entre as datas?).
Em sua pintura procurava mostrar a realidade de uma forma simplificada, quase infantil, simbólica, sem a complexidade e mistério dos outros surrealistas Salvador Dali ou René Magritte. Miró soube criar uma linguagem estética própria e única, completamente desconhecida até então. Nos seus quadros abandonou a sensação de profundidade e a consequente hierarquização dos elementos estruturantes, marca inconfundível da pintura clássica. Tendo libertado a composição de um centro dominante e, desintegrando assim a noção de unidade da tela, Miró fez da sua obra uma pintura viva e replete de emoções.



Essa forma interpretativa através de símbolos preenche completamente grande parte dos seus quadros, onde tudo é mostrado unicamente através de traços, símbolos e sugestões. Para compreender Miró é preciso imaginação mas isso não o diferencia da maior parte dos artistas. Não há como compreender verdadeiramente as coisas sem um pouco de imaginação e criatividade, especialmente se estivermos falando de arte, essa coisa sem limite e sem regras universais. Alguns quadros não foram feitos para se ver mas para se viver.

Eu sempre achei a experiência artística muito individual, prenscindível de explicação. Explicar a moda, a pintura, a escultura ou qualquer outra forma de arte, para mim surte o mesmo efeito de uma piada explicada. Ou se entende ou não se entende. Ou se gosta ou não se gosta.
Tenho que dizer que muitas vezes até acho um determinado quadro menos interessante justamente por causa de sua explicação.
Para quem gosta de interpretar, as cores vibrantes nas pinturas de Miró significam o otimisto (alegria, esperança) e o preto, o pessimismo (temor, preocupação). No quadro Maternidade, por exemplo, existe todo um trabalho de decifrar os símbolos. 
Quadro Maternidade, de Joan Miró

Então vamos lá. Usando poucos elementos, o pintor quis aqui transmitir a idéia de maternidade em um dos maiores desafios de redução simbólica de toda sua obra. A mulher é representada pelos elementos colocados nos extremos de dois eixos. Um desses eixos une a cabeça a um grande esquadro arredondado, que simboliza o ventre e o sexo feminino. O outro eixo liga um seio desenhado de perfil com outro visto frontalmente. 
Tenho impressão de que ficaria mais a vontade olhando para um esquadro arredondado do que para um ventre feminino pendurado na minha sala de estar (isso pressupondo a improvável hipótese de um dia ser possuidora de um  Miró).


Produção de hoje, inspirada na tendência color blocking:




Blazer: Gant
Bolsa: brechó em Londres
Echarpe: brechó em Paris
Calça: Diesel
Botas: Ferri


Outras combinações: 

Um comentário:

  1. Adorei Gu! Valeu a dica! As vezes a gente esquece de ousar na combinação de cores. Adorei todos os looks! Bjs Andy

    ResponderExcluir