Artigos sobre cultura em geral combinados com dicas de looks para todos os gêneros, faixas etárias e tipos físicos. Curiosidades e informações sobre o mundo da moda e outras culturas. Agregando valor não só ao seu guarda-roupa!

terça-feira, 10 de maio de 2011

A Estola e as Cores

Espécie de agasalho feminino, a estola é uma faixa de tecido reta ou ampliada nas extremidades que as mulheres usam ao redor dos ombros e deixam cair na parte frontal do corpo. Seu nome vem do latim “stola”, que significa “equipamento”. Surgiu como ornamento sacerdotal, geralmente adornada com uma cruz ou algum outro símbolo religioso. Essa peça do vestuário, que hoje repousa elegantemente nos ombros de mulheres elegantes em noites de gala, representa na religião as algemas às quais Jesus estava vinculado durante a sua Paixão.  Muito interessante é a simbologia representada pela escolha das cores da estola, cores estas que variam de acordo com o momento religioso que se está celebrando e com o estado de espírito – ou a cor –  que esse momento inspira. Dependendo da religião, o luto pode ser simbolizado pela cor preta ou mesmo branca. Nos séculos passados a cor era usada como símbolo de status e algumas delas eram proibidas a classes sociais menos abastadas. Ainda bem que temos a vantagem de viver em uma época em que essas variações cromáticas são menos rígidas que os antigos códigos de vestuário e regras episcopais não?! 
Muitos acreditam que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres e otimistas. Outras, serenas e tranqüilas. Mas como na vida complicação pouca é bobagem, tudo é relativo. Vejamos:

O preto está associado à ideia de morte, luto ou terror. No entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor associada ao luxo e sofisticação. Significa também dignidade. Na minha opinião, uma cor que cai bem em todos e pode ser usada em quase todas as ocasiões.
Preto na moda: pretinho Chanel, vitoriano, existencialista, boêmio, básico, alta-costura, fetichista

O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência e pureza. Daí a cor do vestido de noiva, mesmo que hoje em dia retrate com menos fidelidade o seu significado.
Branco na moda: off white, gelo, branco sujo, cristal, espacial, neve.

O Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.
Bege na moda: marfim, creme, baunilha, areia.

O cinza pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.
Cinza na moda: cimento, neblina, prata.

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor e o desejo, mas também o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.
Vermelho na moda: vermelho puro, o vraie rouge de Chanel, Ferrari, sangue, andaluz, vinho, bordô, rosé, pimenta, tomate, caqui, rubi, melancia, cereja.

O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
Verde na moda: água, esmeralda, bandeira, pistache, musgo, limão, garrafa, cítrico, floresta, alface, camuflado, militar, oliva.

O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética e que transmite otimismo.
Amarelo na moda: canário, sol, manteiga, mostarda, açafrão, milho, banana, ouro, girassol.

O Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. Significa movimento e espontaneidade.
Laranja na moda: tangerina, cenoura, abóbora, ferrugem.

O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e a sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É associado ao frio.
Azul na moda: bebê, jeans, índigo, navy, marinho, turquesa, cobalto, Hortência, anil, celeste, bic, lavanda.

O Marrom é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
Marrom na Moda: chocolate, terra, café, glacê, queimado, caramelo (mais claro)

O Roxo transmite a sensação de tristeza. Mas também significa prosperidade, nobreza e respeito.
Roxo na Moda: lilás, beringela, batata roxa, ameixa, orquídea, fúcsia, uva, violeta.

O Rosa evoca beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
Rosa na moda: bebê, shock, pink, antigo, pó-de-arroz, ciclâmem.

O prateado é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.
O Dourado está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza.

Um pouquinho de Historia sobre as cores
Desde a Antiguidade, os babilônicos demonstravam um grande interesse pelas cores. A maior parte dos povos antigos admitia que a cor era propriedade de cada objeto, tal como seu peso, suas formas ou sua rigidez. A propriedade das cores interessou ao filósofo Aristóteles, ao físico Isaac Newton e ao literato Goethe. Mas foi Leonardo da Vinci, durante o Renascimento, que permitiu abrir novos horizontes nas artes pictórias com a descoberta dos códigos cromáticos. Sobre o preto, filosofou: “O preto é mais belo na sombra do que na luz, porque não é cor: é a ausência da mesma. A sombra impede vê-lo.”

Conclusão
E dentro dessa salada de cores, podemos escolher falar a verdade, mentir, omitir, fingir. Tudo de acordo com a cor que nos dê na telha! Mas cuidado com a mistura que conflitos psicológicos podem gerar. Principalmente em épocas em que não podemos confiar muito nos nossos julgamentos sobre o mundo ou sobre nós mesmos. Se acordar de paz com a vida, se sentindo especialmente otimista, com a certeza de que chegou a hora de finalmente encarar as responsabilidades da vida, sem perder o frescor da sua juventude e lutando contra uma remanescente pontinha de tristeza, melhor optar pelo pretinho básico. Just in case......

Obs: Quando digo pretinho básico me refiro mais à expressão do que à peça de roupa preta. Pretinho básico seria a roupa “segura” que temos preparada para momentos em que não queremos pensar nem correr o risco de errar, podendo ser preta ou de qualquer outra cor que nos apeteça.

                                                      Victoria Beckham e sua estola de pele

Um comentário:

  1. Muito legal este post. Gostei de aprender um pouco sobre a simbologia das cores.

    ResponderExcluir