Artigos sobre cultura em geral combinados com dicas de looks para todos os gêneros, faixas etárias e tipos físicos. Curiosidades e informações sobre o mundo da moda e outras culturas. Agregando valor não só ao seu guarda-roupa!

sábado, 4 de junho de 2011

Fashion Rio Verão 2012 e Mondrian


Já ouviu falar na frase “quanto mais simples melhor”? Ou “menos é mais”? Se você é adepto destes pensamentos, talvez se identifique com a arte de Mondrian. 

Quem se inspirou no artista holandês foi a Acquastudio, que  apresentou sua coleção no primeiro dia do Fashion Rio Verão 2012.   


Hicoulture-se sobre Mondrian
Pieter Cornelis Mondriaan, mais conhecido como Piet Mondrian, nasceu em Amersfoort, Holanda, em 1872.  Explicando a introdução do post, Mondrian chegou ao extremo da simplificação. No início da carreira suas obras tinham traços impressionistas, depois cubistas, mas não demorou para que ficasse cada vez mais abstrato e inaugurasse a fase conhecida como neoplasticismo. 

"Árvore Vermelha" Piet Mondrian - 1908

"Árvores a luz da lua" Piet Mondrian - 1908
"Noite de Verão" Piet Mondrian - 1906
"Amarilis" Piet Mondrian - 1910
"Moinho Vermelho" Piet Mondrian - 1911

O que é o neoplasticimo?



Mondrian explica sua teoria na revista De Stilj, fundada por ele e por seu amigo Theo van Doesburg. O Neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias. Os fundadores da revista acreditavam que a arte não deveria limitar-se 
à 
reprodução de imagens de objetos reais, mas expressar o universal e o absoluto oculto atrás da realidade. Foi dentro deste ponto de vista que Mondrian passou a trabalhar apenas com as cores primárias (amerelo, azul e vermelho) e limitou-se a pintar somente linhas verticais e horizontais, formando apenas ângulos retos. Isso porque acreditava que uma superfície plana só deveria conter elementos planos, implicando na eliminação de toda linha curva. 


























A aplicação de suas teorias conduziu Mondrian a realizar obras como Composição em vermelho, amarelo e azul” (1921), na qual a pintura, composta unicamente por algumas linhas e blocos de cores bem equilibrados (ainda que assimétricos), cria um efeito monumental apesar da escassez de meios, propositalmente limitados, que emprega. Esse quadro foi usado como inspiração para Yves Saint Laurent em sua coleção de 1965.
"Composição em Vermelho, Amarelo e Azul" Piet Mondrian - 1921 e Desfile de YSL em 1965
O cubismo foi fundamental para o nascimento desta revolução na forma de pintar, tendo desfigurado os modos tradicionais de representação. 
Outro movimento que influenciou o neoplasticismo foi a teosofia, espécie de “religião” ou “filosofia”, da qual Piet Mondrian era membro.
O que é a teosofia?
O objetivo do movimento teosófico era a busca da harmonia universal perfeita. Significa dizer que o universo não está em harmonia então? Exatamente. Bom, eu não precisava de Mondrian para saber disso e sua explicação sinceramente vai além da minha pretensão de entender o porquê desta constatacão. Mas vamos expô-la mesmo assim (afinal de contas o artista aqui não sou eu). 
Os teosóficos acreditavam que o universo estaria evoluindo não só em relação 
à
s espécies (como alegou a Teoria da Evolução de Darwin), mas em escala cósmica. Estaríamos vivendo sucessivas encarnações rumo à perfeição.

























Portanto o objetivo principal de Mondrian em sua pintura foi essa tentativa de alcançar o que chamava de “beleza universal”. A teosofia nada mais era do que uma filosofia que ditava como alcançar esse objetivo. Dizia que existem leis que regem a produção artistica, as quais estabelecem uma arte não-figurativa, uma vez que a arte só se  expressa de uma forma esteticamente purificada de forma abstrata, representação pura do espírito humano. Como tal, visando a expressão de um princípio universal, o Neoplasticismo bania o individualismo excessivo (presente na arte figurativa) e reduzia a pintura aos elementos constitutivos da linha, do espaço e da cor.
O número de Ouro
Esse é o limite ao qual minha compreensão pode chegar: o tal número de ouro. Conhecido e aplicado desde tempos remotos, o número de ouro traduz a proporção geométrica mais conhecida e usada na pintura, escultura e arquitetura clássicas, renascentistas e pós modernistas. Baseia-se no seguinte princípio:
"seccionar um segmento de reta de tal forma que a parte menor esteja para a maior como este está para o todo".
Basta dizer que o conceito foi usado extensivamente nas mais variadas obras ao longo da história: desde as pirâmides do Egito às obras de Leonardo da Vinci e ao edifício das Nações Unidas.
Mas nem o próprio Mondrian conseguiu ser 100% fiel às suas teorias. Em 1943, um ano antes de sua morte, pinta sua obra-prima: “Broadway Boogie Woogie”. Inspirada em duas referências do mundo real, a grelha urbana de Manhattan e o ritmo do Boogie Woogie (o estilo de jazz que Mondrian adorava), representa a libertação do artista às próprias regras que tinha criado.













“Broadway Boogie Woogie” Piet Mondrian - 1943

A obra de Piet Mondrian, muitas vezes copiada, continua a inspirar a arte, o design, a moda e a publicidade, que a apropriam como design, sem necessariamente levar em conta sua fundamental e filosófica recusa à imagem.

Looks da Aquastudio, inspirados na obra de Piet Mondrian: 


Art Déco












Outra inspiração do desfile da Acquastudio foi a Art Déco, um movimento internacional de design de 1925 até 1939, que influenciou as artes visuais, a arquitetura, o design de interiores, a pintura, as artes gráficas e o cinema. Você deve estar se perguntando: “ué, mas o desfile não foi inspirado em Mondrian? O que a Art Déco tem a ver com isso?" Não, Esther Bauman não confundiu os assuntos. É que a Art Déco foi de uma certa forma uma mistura de diversos movimentos que estavam ocorrendo ao mesmo tempo: o construtivismo, o cubismo, o modernismo, bahaus, art nouveau e futurismo.
Todos foram complementares. A diferença é que a Art Déco foi meramente decorativa, sem nenhuma pretensão filosófica ou política, e sim vista como estilo elegante, funcional e ultra moderno. Edifícios, esculturas, jóias, luminárias e móveis são geometrizados. Podemos notar essa forte caracterísca em alguns looks da Acquastudio. 

Sem abrir mão do requinte, os objetos têm decoração moderna. Mesmo quando feitos com bases simples, como concreto (betão) armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres. Diferentemente da art nouveau, mais rebuscada, a arte déco tem mais simplicidade de estilo. Mais uma vez, vemos esta influência no trabalho de Esther, que misturou materiais nobres (organza) e rústicos (clutches de madeira e cintos de corda). 

Como o post está muito grande, vou deixar para falar mais sobre Art déco no próximo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário