Artigos sobre cultura em geral combinados com dicas de looks para todos os gêneros, faixas etárias e tipos físicos. Curiosidades e informações sobre o mundo da moda e outras culturas. Agregando valor não só ao seu guarda-roupa!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Art Déco

No post anterior comecei a falar no assunto Art Déco, mas não terminei. Continuando então do ponto onde parei, o art déco foi uma das fontes de inspiração de Esther Bauman para a nova coleção da Acquastudio no último Fashion Rio.
Acquastudio no Fashion Rio Verão 2012
O nome do movimento vem da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas (em francês: Exposition International des Arts Décoratifs e Industriels Modernes), realizada em Paris, em 1925. O estilo liga-se a outro, o art nouveau, mas enquanto este explora as linhas sinuosas e assimétricas e tem como motivos as formas vegetais e os ornamentos florais (era conhecido como "estilo floral"), o art déco segue outra direção: predominam linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato (inspirado no cubismo).
Inicialmente apresenta-se como um estilo luxuoso, destinado à burguesia enriquecida do pós-guerra, empregando materiais caros como jade, laca e marfim.
Na moda podemos ver o movimento tomar formas nas criações do estilista Paul Poiret (1879-1944) e nos vestidos abstratos de Sonia Delaunay.
Paul Poiret foi um estilista francês que trabalhou para Doucet e para a Maison Worth. Fundou a École Martine, onde criava estampas têxteis e artigos para decoração. Uma das suas mais louváveis realizações foi ter abolido o espartilho e com isso ter dado liberdade ao corpo feminino. 
Vestidos Orientais de Paul Poiret
Sonia Delaunay foi uma artista de origem russa que atuou em diversos setores: pintura, design de interiores, cinema, indústria têxtil e moda. Trabalhava com o conceito de "simultaneidade", criado através de contrastes simultâneos entre diversas cores. 

A partir de 1934, ano de realização da exposição Art Déco no Metropolitan Museum de Nova York, o estilo passa a dialogar mais diretamente com a produção industrial e com os materiais e formas passíveis de serem reproduzidos em massa.
O barateamento da produção leva à popularização do estilo que invade a vida cotidiana. É o caso das luminárias de vidro criadas pelo francês René Lalique (1860-1945), vendidas em grandes lojas.
Luminária de René Lalique

Apesar de seu enraizamento francês, os motivos e padrões art déco se expandem rapidamente por toda a Europa e pelos Estados Unidos, impregnando o music hall, o cinema de Hollywood, a arquitetura (por exemplo, a cúpula do edifício Chrysler, em Nova York, 1928), a moda, os bibelôs, as jóias, as artes plásticas, o urbanismo,  etc...
 edifício Chrysler
 O estilo do art déco influenciou artistas brasileiros também. Dentre eles, podemos destacar o escultor Victor Brecheret (1894-1955) e o pintor Vincent do Rego Monteiro (1899-1970).
Daisy, de Brecheret - 1921
Na arquitetura, podemos citar o edifício-sede da Biblioteca Mário de Andrade e o Estádio do Pacaembu, ambos na cidade São Paulo, como dois grandes marcos arquitetônicos do estilo na cidade. Mas há outros exemplos significativos do art déco no Brasil: a Torre do Relógio da Estação Central do Brasil e o Cristo Redentor, ambos no Rio de Janeiro.

Torre do Relógio da Central do Brasil - Rio de Janeiro
Cristo Redentor - Rio de Janeiro: o maior monumento de art déco existente 

Desfile Reinaldo Lourenço no SPFW Inverno 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário